top of page

SUMÁRIO
Vol. 06, Nº 09 (Setembro 2024)

CAPA TERRITÓRIOS SETEMBRO 2024_page-0001.jpg

O BULLYNG NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

ADRIANA FREIRE DE BARROS BURGOS

O BULLYNG NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

ADRIANA FREIRE DE BARROS BURGOS

RELAÇÃO INTERPESSOAL COM A ATIVIDADE AFETIVA NA APRENDIZAGEM INFANTIL

ADRIANA FREIRE DE BARROS BURGOS

O USO DO TEATRO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA INFÂNCIA

AILZA FERREIRA DE SOUZA

A LUDICIDADE COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AILZA FERREIRA DE SOUZA

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ALCIONE ROSA GONÇALVES VOLPI

DRUMMOND E A POESIA SOCIAL: CONSIDERAÇÕES RELEVANTES ACERCA DA ERA VARGAS (1930 - 1945)

ALANE JÚLIA DANTAS SANTOS

RESSIGNIFICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTILEXPLORANDO OS SABERES INFANTIS

ALCIONE ROSA GONÇALVES VOLPI

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM O MEIO AMBIENTE DESDE A TENRA IDADE

ALEXANDRA GOMES MOTA

O PAPEL DA EMOÇÃO NA EDUCAÇÃO

ALEXANDRA APARECIDA DE SOUZA LUZ

A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS PERCALÇOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ALEXANDRA APARECIDA DE SOUZA LUZ

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUIDADE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS

AMANDA REGINA LIMA AQUINO

ESTRATÉGIAS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANA CAROLINA GRACIOLLI

A GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

ALEXANDRA GOMES MOTA

ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS, IMPACTOS E APLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

ANA MARIA DE LIMA CAMPOS

A NEUROCIÊNCIA E SEUS PRINCIPAIS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO

ANDREIA DA SILVA MESQUITA

A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS, IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

ANDRÉIA FARIAS DOS SANTOS ALVES

OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO EDUCAR NOS DIAS DE HOJE COM O USO DA TECNOLOGIA

ANDRÉIA FARIAS DOS SANTOS ALVES

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E O USO DAS TECNOLOGIAS MIDÍATICAS

ALINE FERREIRA DOS SANTOS BARBOSA

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONSIDERAÇÕES RELEVANTES

ANDRESA DOBLADO FERRACIOLI

A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E O ACOLHIMENTO DA COMUNIDADE

ALINE LUZIA BARBOSA

CONSIDERAÇÕES RELEVANTES ACERCA DO BRINCAR COMO DIREITO DA CRIANÇA

ANGÉLICA FORTUNATO

CULTURA NA PERIFERIA: PROJETO CIRCUITO SPCINE NO CEU JAÇANÃ

ANDREZA PEREIRA RODRIGUES DOS SANTOS

O DIÁLOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

AMANDA BORDIGNON DOS SANTOS

O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO E A REVOLUÇÃO NACIONAL DEMOCRÁTICA: UTILIZANDO A TEMÁTICA EM AULAS DE HISTÓRIA

CESAR AUGUSTO FERNANDES COSTA

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O QUE SABEM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANNA PAULA MOTA TEIXEIRA MEZABARBA ALVES

FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES

ANA CAROLINA GRACIOLLI

A TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE O PLANEJAMENTO E O IMPROVISO

CLEONICE APARECIDA DA SILVA BERTACO

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL EM SALA DE AULA

ANTONIA SOUSA ALVES GUSMÃO

CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR COMO DESAFIO PARA A PRÁTICA DOCENTE

CONSUELO MENDES SILVA

AS CONTRIBUIÇÕES DE ARISTÓTELES PARA A EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

ANA MARIA DE LIMA CAMPOS

ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE REFERÊNCIA DAS ESCOLAS DE REGGIO EMÍLIA

DAIANE ANDRADE NASCENTE

O IMPACTO DO DISCURSO DE ÓDIO E OS DESAFIOS DAVULNERABILIDADE SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR

ANTONIO SILVA DE BRITO

O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM PROCESSO INDISSOCIÁVEL

ANDRÉIA FARIAS DOS SANTOS ALVES

PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

ANGELA MARIA DA SILVA REIS

A MÚSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

BRUNA TEZONI DA SILVA

A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA REGULAR

ELAINE GOMES DOS SANTOS

A INCLUSÃO NO ENSINOFUNDAMENTAL

EVELYN FERNANDES DOS SANTOS

O TRABALHO COM A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES RELEVANTES

ANGÉLICA FORTUNATO

UM ESTUDO SOCIAL NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR

CECILIA ELISABETE AGUIRRE DE FAZZIO

A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA OPINATIVA

FABÍOLA CHAGURI NOBRE

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRUNA TEZONI DA SILVA

A HISTÓRIA DA MARGINALIZAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL - POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

CESAR AUGUSTO FERNANDES COSTA

O XADREZ COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL

CARLOS ALBERTO ARAÚJO

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONSIDERAÇÕES RELEVANTES

CINTIA LIMA BRITO DOS SANTOS

OS JOGOS COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

FELIPE AUGUSTO SOARES LEITE

O DIÁLOGO É A CHAVE PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA

CESAR AUGUSTO FERNANDES COSTA

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

FELLIPE WILLIAM MARQUES MARTINS

A EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIAIS E A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

CIRLENE SANTOS DA SILVA COSTA

A DANÇA COMO FERRAMENTA LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CLEONICE APARECIDA DA SILVA BERTACO

AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FERNANDA PRISCILA DA SILVA OLIVEIRA

O PAPEL DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

CIRLENE SANTOS DA SILVA COSTA

EDUCAÇÃO ESPECIAL E O AUMENTO DE CASOS DE AUTISMO: UMA ABORDAGEM CIENTÍFICO-CULTURAL

CLÓVIS TEODORO ALVES

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FLAVIA DE OLIVEIRA LIMA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A INTERVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

CLAUDIA ROBERTA CLEMENTE

PRÁTICAS EDUCATIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ESPECTRO AUTISTA

GERALDO LUIZ DE TOLEDO COSTA

REGGIO EMILIA: UM OLHAR VOLTADO PARA AS POTENCIALIDADES DA CRIANÇA

DENISE FERNANDES DA SILVA

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA ARTE

CLAUDIANE FERREIRA DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CLEONICE APARECIDA DA SILVA BERTACO

ARTES VISUAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DIENE RODRIGUES BARBOSA

bottom of page