top of page

SUMÁRIO
Vol. 06, Nº 08 (Agosto 2024)

CAPA AGOSTO TERRITORIOS_page-0001.jpg

RELAÇÃO INTERPESSOAL COM A ATIVIDADE AFETIVA NA APRENDIZAGEM INFANTIL

ADRIANA FREIRE DE BARROS BURGOS

O USO DO TEATRO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA INFÂNCIA

AILZA FERREIRA DE SOUZA

DRUMMOND E A POESIA SOCIAL: CONSIDERAÇÕES RELEVANTES ACERCA DA ERA VARGAS (1930 - 1945)

ALANE JÚLIA DANTAS SANTOS

RESSIGNIFICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTILEXPLORANDO OS SABERES INFANTIS

ALCIONE ROSA GONÇALVES VOLPI

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM O MEIO AMBIENTE DESDE A TENRA IDADE

ALEXANDRA GOMES MOTA

A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS PERCALÇOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ALEXANDRA APARECIDA DE SOUZA LUZ

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUIDADE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS

AMANDA REGINA LIMA AQUINO

A GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

ALEXANDRA GOMES MOTA

ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS, IMPACTOS E APLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

ANA MARIA DE LIMA CAMPOS

OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO EDUCAR NOS DIAS DE HOJE COM O USO DA TECNOLOGIA

ANDRÉIA FARIAS DOS SANTOS ALVES

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E O USO DAS TECNOLOGIAS MIDÍATICAS

ALINE FERREIRA DOS SANTOS BARBOSA

A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E O ACOLHIMENTO DA COMUNIDADE

ALINE LUZIA BARBOSA

CONSIDERAÇÕES RELEVANTES ACERCA DO BRINCAR COMO DIREITO DA CRIANÇA

ANGÉLICA FORTUNATO

O DIÁLOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

AMANDA BORDIGNON DOS SANTOS

O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO E A REVOLUÇÃO NACIONAL DEMOCRÁTICA: UTILIZANDO A TEMÁTICA EM AULAS DE HISTÓRIA

CESAR AUGUSTO FERNANDES COSTA

FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES

ANA CAROLINA GRACIOLLI

A TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE O PLANEJAMENTO E O IMPROVISO

CLEONICE APARECIDA DA SILVA BERTACO

CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR COMO DESAFIO PARA A PRÁTICA DOCENTE

CONSUELO MENDES SILVA

AS CONTRIBUIÇÕES DE ARISTÓTELES PARA A EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

ANA MARIA DE LIMA CAMPOS

ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE REFERÊNCIA DAS ESCOLAS DE REGGIO EMÍLIA

DAIANE ANDRADE NASCENTE

O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM PROCESSO INDISSOCIÁVEL

ANDRÉIA FARIAS DOS SANTOS ALVES

PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

ANGELA MARIA DA SILVA REIS

A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA REGULAR

ELAINE GOMES DOS SANTOS

A INCLUSÃO NO ENSINOFUNDAMENTAL

EVELYN FERNANDES DOS SANTOS

O TRABALHO COM A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES RELEVANTES

ANGÉLICA FORTUNATO

A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA OPINATIVA

FABÍOLA CHAGURI NOBRE

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRUNA TEZONI DA SILVA

O XADREZ COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL

CARLOS ALBERTO ARAÚJO

OS JOGOS COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

FELIPE AUGUSTO SOARES LEITE

O DIÁLOGO É A CHAVE PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA

CESAR AUGUSTO FERNANDES COSTA

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

FELLIPE WILLIAM MARQUES MARTINS

AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FERNANDA PRISCILA DA SILVA OLIVEIRA

O PAPEL DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

CIRLENE SANTOS DA SILVA COSTA

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FLAVIA DE OLIVEIRA LIMA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A INTERVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

CLAUDIA ROBERTA CLEMENTE

PRÁTICAS EDUCATIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ESPECTRO AUTISTA

GERALDO LUIZ DE TOLEDO COSTA

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA ARTE

CLAUDIANE FERREIRA DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CLEONICE APARECIDA DA SILVA BERTACO

O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

GIOVANA BARBOSA ALMEIDA SARTORELLI

EFEITOS DAS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES FUNDAMENTAIS

GRACIELE DE BRITO GONÇALVES

EMBU A TERRA DAS ARTES

CRISTIANE DOS SANTOS

REFLEXÕES TEÓRICAS PARA A SALA DE AULA SOBRE LEITURA, LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃODO LEITOR

IZABELA LETICIA DOS SANTOS

ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MOTIVAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ESPORTE ENTRE 2005 E 2010

DEYSE ADRIANE DE SOUZA BORCA

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIA

EDNA MARIA DA SILVA

O BRINCAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO

JANAINNA BASTOS DA SILVA

BENCHMARKING ATUANDO NA QUALIDADE E NA PRODUTIVIDADE

JEFFERSON RAMOS DA SILVA

O ENSINO DA ARTE JUNTO A BNCC PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

ELAINE GOMES DOS SANTOS

DIRAC E EDUCAÇÃO: EXPLORANDO AS CONTRIBUIÇÕES DO FÍSICO TEÓRICO PARA A PEDAGOGIA CIENTÍFICA

JOÃO MARCOS HERNANDEZ

ARTE URBANA

ÉRICA MARIA RENNÓ VILLELA DARIO

PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO

JOSEILDA MARTINS APRIGIO DOS SANTOS

O BRINCAR DO BEBÊ INSPIRADOS PELA ABORDAGEM PIKLER

FABIANA DA SILVA MORAES

A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FABIANA MORAES FROES

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

KARINA APARECIDA SPADONI

O QUE VEM ANTES DO LER E ESCREVER?

KATIA CRISTINA FRANCISCO COSTA

A ARTE E O DESENVOLVIMENTO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II A LUZ DA BNCC

FELIPE AUGUSTO SOARES LEITE

PSICOPEDAGOGIA NA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

FERNANDA BATISTA SALES

AUTORRETRATO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

KELI ADRIANA SCABELLO GONÇALVES

UM BREVE RELATO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

FERNANDA PEREIRA LIMA OLIVEIRA

CULTURA E IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO
INFANTIL: BRASIL, ÁFRICA E BOLÍVIA

KHADIJA ALVES IZIDORO

O CINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
ESCOLAR

KLEBER REIS DA SILVA

bottom of page